terça-feira, 10 de agosto de 2010

CASA ABERTA RECEBE EXPOSIÇÃO 40 ANOS DE TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE SILVESTRE

sobre a exposição
A Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte”, tem sua segunda mostra na cidade de Itajaí. A primeira exposição aconteceu no Espaço de Arte da Biblioteca da UNIVALI de 6 a 30 de julho, durante este período recebeu grupo de estudantes que foram ao espaço fazer pesquisa sobre o artista local para trabalho da disciplina de artes, além de acadêmicos e freqüentadores da biblioteca, artistas e comunidade de Itajaí e região, visitaram-na e conheceram os trabalhos que marcam a trajetória do artista itajaiense.
E a partir do dia 14 de agosto às 10:00 horas estará aberta a visitação no Espaço de Arte do Sebo e Livraria Casa Aberta (Rua Lauro Muller, 83 - Centro – Itajaí – SC), e fica disponível a comunidade itajaiense até o dia 16 de setembro de 2010, sempre das 09:00 às 18:00 horas.A Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte” objetiva oportunizar o conhecimento das vozes do artista através de sua própria memória, ecos da sua lembrança, o que é raro acontecer em nossa cultura.
A idéia de realizar a exposição com memoriais surge da organização e registro do acervo de trabalhos, projetos e escritos do artista. A intenção é compor um panorama da trajetória de 40 anos dedicados a investigação de múltiplas linguagens artísticas.
Mas o que é um memorial??
Memorial se constitui no exercício de questionamento das experiências vividas no passado ou presente através das recordações/lembranças e registros (anotações, relatórios e fotografias ). Um memorial através de sua composição gera informações que confiram novos sentidos, um novo olhar sobre o vivido.
Os memoriais apresentados na exposição sobre trajetória artística de Silvestre, compõe uma linha do tempo que costura vivências do artista, memórias e processos de construção de obras de arte.
Textos curtos e imagens, contam das experimentações de múltiplas linguagens, pois Silvestre, sempre buscou conhecer e ir aos limites dos seus potenciais criativos, do conhecimento das matérias e dos materiais, e ser criativo, inventivo a partir desses, construir e instaurar novos sentidos a matérias pouco poéticas.
Há uma série de memoriais que contam o encontro do artista com a cerâmica, e na linguagem, a busca por saberes empíricos da antiga arte cerâmica, forjados durante horas e horas nos 25 anos que Silvestre ficou em frente ao forno cerâmico, leituras e experiências que construíram um corpo de saber próprio sobre a arte do fogo que nas mãos artista sempre se renova e vivifica.
Silvestre não é um artista de ateliê que reproduz processos, técnicas e poéticas, é um artista que pensa, pesquisa, que vai a últimas conseqüências dos processos artísticos. Pois o artista precisa ser uma presença viva na sociedade, as vezes marginal, pois todo artista de verdade tem seu lado incomodo, já que não há arte sem ruptura, sem transformação e sem a revelação ou a exposição do novo. Como todos nós sabemos, o ser humano resiste ao desconhecido que a novidade da arte representa e a história da arte conta bem com as relações entre o artista, arte e sociedade acontece.
E todo o trabalho de organização do acervo, curadoria e composição dos memoriais foi importante para o artista mirar-se no espelho do trabalho que realizou, e que a mostra organizou. A partir do olhar da curadoria as suas vivências, projetos e trabalhos formam um todo, um grande ciclo que a exposição dos 80 memoriais desenha e que pretende-se mostrar em vários espaços culturais de Itajaí e região.

Todos são convidados a viajar através da história do artista itajaiense Silvestre João de Souza Júnior e conhecer seus trabalhos e um pouco mais sobre as linguagens que pesquisou.
A exposição irá oferecer visitas monitoradas para escolares mediante agendamento prévio através: ceramicalquimica@gmail.com
(47) 9159-4220 – 8424-0717

por Cláudia Regina Telles realizadora e curadora da exposição

Silvestre modelagem em Argila 1982
sobre o artista
Silvestre João de Souza Júnior, nascido na década de 50 no bairro Fazenda, na Itajaí das chácaras e dos carros de molas, e, junho de 2010 completou 60 anos e celebra 40 anos dedicados à arte.
Desde menino demonstrou sensibilidade para as artes, em especial a modelagem em argila, o que mais tarde se traduz em grande paixão artística. Foi aluno do Colégio Salesiano, Victor Meirelles e (Escola Técnica de Comércio de Itajai) “Morisco”, nesse se torna co-autor do Hino de Itajaí, oficializado através da Lei nº 1142 de 07 de dezembro de 1971.
Na juventude voltou-se aos estudos de filosofia oriental e artes marciais.
Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1975, na FEPEVI (atual UNIVALI) e depois de algumas incursões em diversas funções na área, iniciou sua jornada em busca de experiências na Arte.
TRAJETÓRIA ARTÍSTICA
Sua trajetória artística inicia na década de 1970, período em que Silvestre observa o mundo a sua volta e expressa suas percepções e impressões através de desenhos e textos. Apesar de envolto com a educação formal, foi aos poucos deixando de lado o curso convencionado pelo social da época para realizar trabalhos e investigações em diversas linguagens.
Silvestre é uma artista que viveu entregue à Arte e nesse caminho empreendeu estudos em múltiplas linguagens durante esses 40 anos: desenho, modelagem, escultura, cerâmica, instalação, arte mural, xilogravura, serigrafia, intervenção urbana, pintura, mosaicos.
O artista possui trabalhos selecionados e premiados em salões de artes visuais.
Agitador cultural, integrou o Conselho Municipal de Cultura de Itajaí na década de 80. Durante os anos de 1987 a 1989, foi diretor da Casa da Cultura Dide Brandão, um dos períodos mais fecundos das Artes e da Cultura na cidade, onde o artista ajudou a projetar o nome da Casa e de Itajaí no estado e no pais, por incluí-la no circuito nacional de espetáculos e shows.
Participou da fundação de Associações de Artistas Plásticos em Balneário Camboriú e Itajaí no final da década de 80.
Tem obras expostas em espaços públicos do estado, como Mural Cerâmico na FURB, Mural entalhe “Os Carijós” (1982) na Casa da Cultura Dide Brandão, Mural Cerâmico da Pista de Skate (1996) na Praça Genésio Miranda Lins, Busto de Simeão (2009) na Galeria de Bustos do Museu Histórico de Itajaí.

Organizou e participou de exposições coletivas em Itajaí, na região sul e na Argentina.

Desenvolveu técnica de entalhe baseado nos princípios da fotografia e se dedica a pesquisas da Arte Cerâmica, queimas artesanais e esmaltes especiais.
Como arte educador ministrou oficinas de Entalhe e Relevo em Madeira em Itajaí, e cursos de Cerâmica (Queimas Especiais) no Instituto de Ceramologia Condorhuasi de Buenos Aires/Argentina e realizou projetos onde ensinou a arte cerâmica a crianças em situação de risco social em Itajaí e na Serra de Comenchigones em Córdoba/Argentina.
Silvestre mantém em sua residência o Ateliê Cerâmica Alquímica, realiza restauros de murais cerâmicos, desenha, esculpe, pesquisa sobre Esmaltes Raros, Especiais e de Tradição Oral, desenvolve projetos artísticos em cerâmica e outras linguagens.
Durante 15 anos teve como parceira de vida e arte a artista argentina, Alicia Arena, falecida no Brasil em 2004, os frutos deste encontro fazem parte da exposição

A exposição irá apresentar um panorama do trabalho do artista através de obras premiadas em salões de arte, pinturas, desenhos, projetos, processos de obras conhecidas do público como o Mural de escultura em madeira Os Carijós, exposto na Casa da Cultura desde 1982, além de esculturas, murais, instalações que circularam o estado em exposições coletivas e que foram selecionados e premiados em salões de arte.
Mural Cerâmico “O Vôo da Morte” 2001 Silvestre João de Souza Júnior (foto Cláudia Regina Telles)
Recentemente o artista participou com o trabalho “Clones” (2001) do trabalho de performance de contexto “Quero expor no Salão de Itajaí. E vou. Pergunte-me como?” da artista paulista Christiana Moraes, selecionada para o 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, a artista visitou o atelie de Silvestre e o convidou, fotos do trabalho você encontra na página pessoal na internet http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/
a ainda referências e amostras do trabalho em diversas linguagens realizado nesses 40 anos dedicados à arte.

por Cláudia Regina Telles realizadora e curadora da exposição

agendamento de visita com monitoria através: (47) 9159-4220 ou 8424-0117 - ceramicalquimica@gmail.com
http://ceramicalquimica.blogspot.com/http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/

SERVIÇO
O QUE? Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte”
QUANDO? Abertura no dia 14 de agosto às 10:00 horas
Visitação de 16 de agosto a 16 de setembro de 2010, das 09:00 às 18:00 horas
ONDE? no Sebo e Livraria Casa Aberta, Rua Lauro Muller, 83 - Centro – Itajaí - SC
QUEM? Artista itajaiense Silvestre João de Souza Júnior
Realização e Curadoria de Cláudia Regina Telles
Apoio do Sebo e Livraria Casa Aberta
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário