quarta-feira, 28 de julho de 2010

os itajaienses tem até 30 de julho para visitar Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior, 40 anos dedicados à Art

Exposição
“Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte”
Realização e Curadoria Cláudia Regina Telles

Quem ainda não foi visitar a Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte”, que está montada no Espaço de Arte da Biblioteca da UNIVALI (hall da biblioteca Central) terá até 30 de julho, das 08:00 as 22:00 horas para fazê-lo.
A exposição esta disponível a visitação desde 06 de julho e durante este período recebeu grupo de estudantes que foram ao espaço fazer pesquisa sobre o artista local para trabalho da disciplina de artes, de acadêmicos e freqüentadores da biblioteca, artistas e comunidade de Itajaí e região que visitaram-na e conheceram os trabalhos que marcam a trajetória do artista itajaiense.
A idéia de realizar a exposição com memoriais, nasce da organização e registro do acervo de trabalhos, projetos escritos do artista. Na intenção é compor um panorama da trajetória de 40 anos dedicados à investigação de múltiplas linguagens. Silvestre, sempre buscou conhecer e ir aos limites dos seus potenciais criativos, do conhecimento das matérias e dos materiais, do ser inventivo a partir destes.
O que é um memorial?? O Memorial se constitui no exercício de questionameno das experiências passadas e faz aflorar além de recordações/lembranças, mas as informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.
Os memoriais apresentados na exposição constroem uma linha do tempo que costura vivências artísticas através de textos e imagens, que contam das experimentações de múltiplas linguagens e como o artista se encontra na cerâmica e que agora redescobre seu trabalho através dos memoriais e do meu olhar. Nessa linguagem, a busca por saberes empíricos da antiga arte cerâmica, forjados durante horas e horas frente ao forno cerâmico, a o fazer cerâmico, nas mãos artista sempre se renova.
A Exposição “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte” objetiva oportunizar o conhecimento das vozes do artista através de sua própria memória, ecos da sua lembrança, o que é raro acontecer, pois em nossa cultura, o artista bom é o artista morto. Valorizo a vida e suas possibilidades, creio que vivemos tempos em que é urgente e necessário valorizar e celebrar a vida humana. O artista enquanto presença viva na sociedade, é marginal, pois todo artista de verdade tem seu lado incomodo, pois não há arte sem ruptura, sem transformação e sem a revelação ou a exposição do novo, como todos nós sabemos, o ser humano resiste ao desconhecido que a novidade da arte representa.
Todas as vivências que compõe os projetos e trabalhos do artista, imantam a exposição dos 80 memoriais, que a partir de julho de 2010 irá percorrer vários espaços culturais de Itajaí e região.
por Cláudia Regina Telles
Contatos
(47) 9159-4220 8424-0117
ceramicalquimica@gmail.com
http://ceramicalquimica.blogspot.com/http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário