quarta-feira, 21 de julho de 2010

ENCERRAMENTO DO 12° SALÃO NACIONAL DE ARTES DE ITAJAI

O 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí
"Poéticas Pessoais em Construção"
está disponível a visitação do público até 22 de julho de 2010
Pavilhão de Feiras do Centroeventos Itajaí

Ainda há tempo para visitar o 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí traz a cidade e ao estado, trabalhos de 90 artistas selecionados através de uma proposta diferente da curadoria geral, assinada por Josué Mattos que a participação do artista Ricardo Resende, atual diretor de artes visuais da FUNARTE, como curador convidado.

A 12º edição do Salão Nacional de Artes de Itajaí encerra nesta quinta-feira, dia 22, com intensa atividade no Centreventos Itajaí. Na ocasião, acontecerá a premiação dos artistas Manoela Quintas (SP), Marcelo Amorim (GO), Paulo Nazareth (MG) e Yuri Ferraz (BA). Os prêmios foram concedidos por Daniela Bousso, Ricardo Resende e Leda Catunda.
O encerramento do Salão está programado para 17:00 horas, no Pavilhão B do Centrevento Itajaí - mesmo local onde está acontecendo o Salão.(Parque da Marejada) As atividades iniciam com um debate com a artista paulista Christiana Moraes e os artistas que participaram do projeto “Quero expor no Salão de Itajaí. E vou. Pergunte-me como?”. Logo depois, acontece palestra e performance do artista Alexandre Sequeira (PA), debate e visita guiada com o curador da mostra e, finalizando, a entrega da premiação aos quatro artistas premiados.
Como aconteceu??
O Salão Nacional de Artes de Itajaí, acontece de 2 em 2 anos e na edição de 2010, inova através da presença de Josué Mattos, que morou por 10 anos na França, onde dedicou-se a vários cursos, curadorias e Mestrado em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Universidade Paris I Pantheon – França. O Curador foi contratado pela FCI para auxiliar no processo de seleção do 12 Salão e aravés de sua visão sobre a estrutura antiquada com que os salões de arte brasileiros são realizados, contribuiu para a revitalização do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí. Com o tema “Poéticas Pessoais em Construção”, fruto de uma pesquisa desenvolvida na Sorbonne, que envolve a noção de território para arte, Josué ajudou a colocar o Salão Nacionald e Arte de Itajaí no circuito das artes visuais do país.
Os trabalhos dos artistas foram divididos e expostos em salas que discutem temas como a cidade, o corpo, a paisagem, a relação texto-imagem e narrativas mitológicas. Não há placas com nomes dos trabalhos ou seções que indiquem categorias a que pertencem, como: pintura, escultura, fotografia e todas as outras linguagens que o visitante poderá verificar. A curadoria criou associações entre os artistas, seus processos e os temas dos trabalhos que apresentam. O processo curatorial, considerou os processos pessoais do qual resultam os trabalhos e a construção da poética dos 200 trabalhos inscritos por artistas de todo território nacional, de 15 de abril a 15 de maio.
O visitante do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí poderá conhecer trabalhos de celebrados artistas brasileiros, convidados pela curadoria Albano Afonso - São Paulo (SP), Vive e trabalha em São Paulo, (SP), Mabe Bethônico - Vive e trabalha em Belo Horizonte, (MG), Leda Catunda – São Paulo (SP), Vive e trabalha em São Paulo, (SP), Sandra Cinto – Santo André (SP), Vive e trabalha em São Paulo, (SP), Caetano Dias, Feira de Santana (BA), Vive e trabalha em Salvador, (BA), Franzoi - Joinville (SC), Vive e trabalha em Joinville, (SC), Doraci Girrulat - Vive e trabalha em Florianópolis, (SC) , Fernando Lindote - Vive e trabalha em Florianópolis, (SC) , Diego Rayck - Vive e trabalha em Florianópolis, (SC) , José Rufino - Vive e trabalha em João Pessoa, (PB) , Regina Silveira – Vive e trabalha em São Paulo, (SP) , Raquel Stolf - Vive e trabalha em Florianópolis, (SC) , Elida Tessler - Vive e trabalha em Porto Alegre, (RS). Os trabalhos destes artistas de renome internacional, não estão num espaço privilegiado ou separados os demais artistas, já que toda idéia da curadoria do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí busca rever conceitos e transformar a idéia convencionais dos Salões de Arte e construir novas possibilidades para amostras do panorama das Artes Visuais do pais.

Dentre estes 200 inscritos, quatro artistas residentes em Itajaí foram selecionados, Cláudia Regina Telles, Márcia d'Avila, Sociedade de Pintores do Ângulo Insólito e Wenceslaw. Posso falar de como aconteceu a seleção do meu trabalho Território Poético, escrita-desenho-instalação, que foi escolhido para compor a exposição e aproveito para contar um pouco sobre a curadoria. Os curadores Josué Mattos e Ricardo Rezende, solicitaram dos artistas convidados indicações de artistas que conheciam o processo e a poética artística para que o Salão pudesse oferecer um panorama nacional da produção nas artes visuais, em paralelo aconteciam as inscrições via edital lançado pela Fundação Cultural de Itajaí. Os curadores fizeram as triagens e entrevistas com todos os artistas, pré-selecionados, que puderam mostrar seus trabalhos nos ateliês, em blogues, sítios na internet, conversar com os curadores por telefone e até pessoalmente, e fizeram duas seleções, a primeira com os artistas indicados e a segunda com os artistas selecionados no edital. Recebi um telefone de Josué, contando que os trabalhos que inscrevi os interessaram e que desejava saber mais sobre o processo do qual eram frutos, pude mostrar todas as séries da Exposição Cartografia e contar sobre o contexto em que Território Poético foi realizado. Josué identificou no trabalho afinidades com outras poéticas em construção e também com a idéia essencial do Salão “territórios para arte”. Percebi que a proposta tema do Salão se realizou nesta forma de seleção que reuniu diferentes artistas dos quatro cantos do Brasil.
A artista Christiana Moraes, selecionada para o 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, com o trabalho de performance de contexto “Quero expor no Salão de Itajaí. E vou. Pergunte-me como?” A artista visitou a cidade e o espaço expositivo dez dias antes da abertura do salão e visitou ateliês e conversou com artistas convidando-os à participar de seu trabalho. Silvestre João de Souza Júnior, artista selecionado 4 vezes por este Salão e dos coletivos AAPI Associação Aristas Plásticos de Itajaí e GAP de Balneário Camboriú, que participam do trabalho da artista. A idéia “Quero expor no Salão de Itajaí. E vou. Pergunte-me como?”, foi reunir no espaço de 15m² disponibilizados pela curadoria, artistas que não foram selecionados pelo júri, ou que nem sequer mandaram trabalhos para seleção e que têm em comum a prática artística e o desejo de ampliar o debate proporcionado pelo próprio salão. Através de seu trabalho, Christiana nos faz os seguintes questionamentos: Qual é a voz do artista na sociedade? Qual é o poder de sua voz dentro de uma exposição da qual participam por meio de uma seleção institucional? É possível utilizar essa concessão de poder temporária - e de certo modo ilusória e ingênua- para ampliar vozes posicionadas à margem do circuito oficial? O resultado do seu projeto no Salão de Itajaí pode ser experienciado logo na entrada da exposição através da mostra de trabalhos de artistas da região e mesmo de artistas selecionados que aderiram a proposta conceitual da artista.
Durante a montagem das obras selecionadas, artistas vindos de várias cidades e estados do país puderam se conhecer, compartilhar experiências e processos e conviver em meio as funções da montagem do 12º Salão, de conversas com curador e equipe da FCI, um este ali, de colar, fura, estica, restaura, ajeita aqui, prega, fixa, projeta e planeja o que transformou o espaço num imenso ateliê, onde as obras foram ocupando os espaços e revestindo o Pavilhão de eventos da Marejada numa galeria de arte pulsante em vida e humanidades. As paredes, os painéis, o chão foram ocupados por processos, pesquisas, histórias e poéticas que se desdobraram em objetos, vídeos, desenhos, instalações, esculturas, pinturas, fotografias, performances, palavra e escrita reunidas para o encontro único de cada um de nós com a arte vinda de lugares e contextos que nem imaginamos que interferiram dentro e fora do espaço expositivo do Salão.
O programa curatorial do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, realizou no dia da abertura do Salão, 21 de junho de 2010, no Teatro Municipal de Itajaí, um Mesa Redonda, apresentou e discutiu o panorama das artes visuais e a própria idéia de Salão de Arte, durante o evento que trouxe a cidade além de artistas de vários cantos do país que participam do Salão, arte educadores, pesquisadores, artistas, estudantes de arte de Itajaí e região, atraídos pela presença de artistas, curadores e professores de arte como Elida Tessler (RS), Leda Catunda (SP), Caetano Dias (BA), Albano Afonso (SP), Marta Martins (SC), Daniela Bousso (SP), Ricardo Resende (Diretor de Arte da FUNARTE – RJ).
O encontro discutiu questões referentes à construção de poéticas visuais, políticas públicas para área, o ensino das artes em universidades e instituições alternativas e sobre o modelo instituído do “salão de arte” tanto no cenário nacional, quanto internacional.Muitos questionamentos vieram a toma nas falas dos convidados, algumas dessas foram reais contribuições e apontaram possibilidades e caminhos para futuras relações arte, artistas, formação do artista e ensino de arte, espaços de/para arte, formatos de exposições. Para finalizar o debate, artistas contemplados em edital da FUNARTE apresentam vídeos que irão apresentar em instalação que discute práticas curatoriais através das falas de curadores que atuam no cenário das Artes Visuais no Brasil.

A monitoria do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, tem informações sobre os artistas e convidados e sobre os processos artísticos que envolvem
O público da região pode visitar o salão e conhecer os trabalhos dos artistas durante os 30 dias de duração da Exposição do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí e quem ainda não visitou poderá faze-lo até amanhã.
por Cláudia Regina Telles
Itajaí, 21 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário